segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Mensagem da Ouvidoria da UFMG

Ana Paula Paes de Paula
Queridos alunos e alunas da UFMG: estou recebendo mensagens de alguns de vocês preocupados com a escalada de violência na universidade. Peço que não recuem diante disso e denunciem, ok? O autoritarismo político e social é uma estratégia de intimidação e medo. Se cedemos a isso, acabamos por aceitar e naturalizar a violência. Então se presenciarem esse tipo de ação descrita abaixo, assim como pichações e vandalismo. denunciem. Quem precisar pode me chamar inbox aqui, ok?
Plantão dos Direitos Humanos e da Violência Política da UFMG na Ouvidoria 
É violência política qualquer ato de ameaça, intimidação, ofensa, agressão física, injúria ou ato de intolerância que ocorra em função da sua escolha eleitoral ou posição política.
Essa violência é ainda mais grave quando associada à discriminação por raça/cor, orientação sexual, de gênero, idade, religião, classe ou origem social. 
Plantão especial na Ouvidoria UFMG, às 3ª feiras, de 8 às 17 horas.
Atendimento contínuo de 2ª. a 6ª. Feira – 8 às 17 horas. 
Vá à Ouvidoria, ligue ou acesse  www.ufmg.br/dgi/ouvidoria/
Local: Biblioteca Central – 3º andar, sala 302 – Av. Antônio Carlos, 6627
Campus Pampulha – UFMG telefone: (31)3409-6466

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

informação para eleições

Site com as propostas dos dois candidatos, lado a lado, sem análise ou crítica (sem fakenews), para informação direta
https://toindeciso.com

Duas matérias sobre a manipulação da informação:
"O que acontece quando qualquer um pode fazer com que pareça que qualquer coisa aconteceu, independente de ter acontecido ou não?", pergunta o tecnólogo Aviv Ovadya. Ele previu a crise de notícias falsas de 2016. Agora está preocupado com um apocalipse de informações.
https://www.buzzfeed.com/charliewarzel/apocalipse-informacoes-internet

“Quando você só acredita no que quer, não há como ter democracia”
O pesquisador Aviv Ovadya explica quais serão as consequências do uso de tecnologias avançadas para a produção de mentiras espalhadas pelas redes sociais.
https://brasil.elpais.com/brasil/2018/10/17/politica/1539729903_777514.html?fbclid=IwAR3-Lejn1b0kRU3OkWRg1AGHVoy0uowg636obu60-gdVgdFa8rKfivQpK4U

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

A aula de segunda feira (15/10) será usada para reposição das professoras Veronika (7h30 às 9h10) e Raquel (9h30 às 12h50). A nossa próxima aula será na quinta (18/10). 

Todos os grupos devem refinar a ideia abstrata e trabalhar em três ideias reinformadas a partir do repertório de eletrônica (quebra-cabeça de eletrônica), possibilidades de programação para interação com arduino (workshop na última aula) e a diferença entre interface e interação — deve-se levar em consideração as questões de interatividade surgidas a partir da discussão tecnológica. As ideias para a intervenção devem necessariamente evoluir a partir do incremento tanto no repertório teórico quanto técnico de cada grupo, ou seja, tanto ideias abstratas quanto ideias concretas devem evoluir (devem ser transformadas) e não devem ser descartadas e substituídas por outras.

Faremos também a dinâmica peer-to-peer do Photoshop, conforme explicitado a seguir:
  • No dia 11/10 a turma será dividida em três grandes grupos (um membro de cada grupo de três em cada grupo grande);
  • Será designado um grupo de ferramentas do Photoshop (explicitados abaixo) para que cada grupo grande investigue sua funcionalidade e aplicação e prepare (em conjunto) uma apresentação das ferramentas tendo uma imagem "ideal" como base;
  • Na aula da quinta feira (18/10) os grandes grupos apresentam os aspectos mais relevantes das ferramentas estudadas (15 minutos cada);
  • Cada pessoa retorna ao seu grupo original (um representante de cada grupo de ferramentas);
  • No grupo de 3 serão feitas associações entre as ferramentas (deverá ser problematizada a associação de cada ferramenta com as demais) e uma sistematização dos aspectos mais relevantes da funcionalidade e do potencial criativo das ferramentas em associação.

Grupos de ferramentas:

  1. Ferramentas de seleção, ferramentas vetoriais (desenho e texto) e filtros
  2. Ferramentas de edição e ajustes
  3. Layers, máscara, salvar e formatos
Para a aula de segunda 22/10 cada grupo deverá produzir uma imagem-síntese de suas intenções para a intervenção (usando o conhecimento de Photoshop). Além da imagem, o grupo deverá também elaborar uma lista de materiais, dispositivos, programações e outros procedimentos (incluindo conhecimentos) necessários para a construção da intervenção.

A imagem-síntese deve apresentar a intervenção pretendida para um cliente potencial. Ou seja, deve apresentar tanto aspectos tangíveis quanto intangíveis (materialidade e ambiência interativa) para que o espectador tenha ideia da interação pretendida. Essa imagem vai servir tanto para informar o video (ou sequência temporal de imagens) a ser elaborado pelos grupos, quanto para definir como a intervenção vai ser (tudo o que for necessário para que aconteça conforme planejado).

Material para consulta sobre Eletrônica e Arduino

Material para oficina prática de Arduino e Protoboard
Haque e Somlai-Fischer - 2005 - Low tech sensors and actuators
Circuit Bending Build Your Own Alien Instruments
16Hertz LLC - Illustrated Arduino Guide
Introdução à eletrônica para artistas

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Seminário de design de interação – segunda feira 08/10

Todos os alunos devem pesquisar individualmente os links abaixo e, a partir das questões do grupo de 3 (o que pretendem provocar com a intervenção), analisar os exemplos e definir características e elementos de interação para procurar outros trabalhos que não integrem a lista abaixo. Cada grupo de 3 deve discutir todos os exemplos pesquisados pelos integrantes, se ajuntar nos grandes grupos e eleger 5 obras para apresentar em sala. Esses trabalhos devem ser apresentados fazendo um paralelo com as propostas (reformuladas) de intervenção de cada grupo (10 minutos para cada grande grupo). Tentem checar o que os outros estão trazendo par não repetir.


Arte cinética:
Lygia Clark, Alexander Calder, Abraham Palatnik, O Grivo, Arthur Ganson, Theo Jansen, Guto Lacaz, Zimoun, Christian Moeller

Referências arquitetônicas:
Interactive Architecture http://www.interactivearchitecture.org/
Rafael Lozano-Hemmer http://www.lozano-hemmer.com/projects.php (principalmente as instalações "Relational Architecture")
Usman Haque http://www.haque.co.uk/

Como fazer:
Instructables http://www.instructables.com/
Kit of no parts http://kit-of-no-parts.at

Laboratórios e escolas de design de interação: 
Royal College of Art, Londres - curso de design interactions - http://www.interaction.rca.ac.uk/; pesquisar também IVREA (Interaction Design Institute IVREA), TU Delft, IDEO (design and innovation consultancy);
Interaction design IUAV, Veneza - http://www.interaction-venice.com/interaction-design-projects.html - ver ambient interaction themes;
Situated Technologies, University of Buffalo School of Architecture and Planning -http://ap.buffalo.edu/research/research-centers/center-for-architecture-and-situated-technologies.html; pesquisar também ZKM (Zentrum für Kunst und Medientechnologie, Centro de Artes e Mídias de Karlsruhe, na Alemanha) e o artista Jeffrey Shaw (fundador do ZKM);
Copenhagen Institute of Interaction Design, Copenhague - http://ciid.dk/education/portfolio/;
MIT media lab - http://www.media.mit.edu/research/groups-projects
MIT media lab Fluid interfaces - http://www.media.mit.edu/research/groups/fluid-interfaces;
MIT media lab Object-Based Media - http://www.media.mit.edu/research/groups/object-based-media;
MIT media lab Responsive Environment - http://www.media.mit.edu/research/groups/responsive-environments;
MIT media lab Tangible Media - http://www.media.mit.edu/research/groups/tangible-media;
Interrogative Design Group - http://www.wdw.nl/en/about_us/network/interrogative_design_group_mit (que era originalmente do MIT)

MediaArt Tube (para pesquisar mais referências)
https://www.youtube.com/channel/UCN8Aax8XICzHJzLScciViWQ?reload=9
http://netzspannung.org/archive/index.xsp?lang=en

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Nova Exposição no CCBB a partir de 12/10/18

'Construções Sensíveis: a experiência geométrica latino-americana' é a nova exposição que abre no CCBB no dia 12 de outubro de 2018
Construções Sensíveis, aberta a partir de 12 de outubro, reúne artistas que viveram ou desenvolveram seus trabalhos, processos e experiências na América Latina, a partir de questões relacionadas à abstração e geometria. Joaquín Torres-García, Lygia Pape, Helio Oiticica, Gustavo Pérez Monzén, Julio Le Parc, Lygia Clark compõem a mostra com instalações, pinturas, desenhos, esculturas, fotografias. 

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Para a aula de 5ª feira 04/10

Cada grupo deve refinar a ideia abstrata do que pretende provocar no local escolhido e propor três possibilidades concretas que seriam capazes de realizar a ideia abstrata. Para isso podem recorrer a diversos meios de representação (modelo no SketchUp, desenhos, modelos físicos etc.)

Seria bom que todos os grupos fechassem as medidas e modelassem os espaços no SketchUp, para ter esse recurso para testar as propostas.

Encerramento AIA - exposição, apresentação, entrega final e avaliação

Caros alunos, Amanhã, quinta-feira, já não teremos aula, mas vamos ter a apresentação dos trabalhos de vocês. A ideia é vocês exporem os...