Todos os grupos devem refinar a ideia abstrata e trabalhar em três ideias reinformadas a partir do repertório de eletrônica (quebra-cabeça de eletrônica), possibilidades de programação para interação com arduino (workshop na última aula) e a diferença entre interface e interação — deve-se levar em consideração as questões de interatividade surgidas a partir da discussão tecnológica. As ideias para a intervenção devem necessariamente evoluir a partir do incremento tanto no repertório teórico quanto técnico de cada grupo, ou seja, tanto ideias abstratas quanto ideias concretas devem evoluir (devem ser transformadas) e não devem ser descartadas e substituídas por outras.
Faremos também a dinâmica peer-to-peer do Photoshop, conforme explicitado a seguir:
- No dia 11/10 a turma será dividida em três grandes grupos (um membro de cada grupo de três em cada grupo grande);
- Será designado um grupo de ferramentas do Photoshop (explicitados abaixo) para que cada grupo grande investigue sua funcionalidade e aplicação e prepare (em conjunto) uma apresentação das ferramentas tendo uma imagem "ideal" como base;
- Na aula da quinta feira (18/10) os grandes grupos apresentam os aspectos mais relevantes das ferramentas estudadas (15 minutos cada);
- Cada pessoa retorna ao seu grupo original (um representante de cada grupo de ferramentas);
- No grupo de 3 serão feitas associações entre as ferramentas (deverá ser problematizada a associação de cada ferramenta com as demais) e uma sistematização dos aspectos mais relevantes da funcionalidade e do potencial criativo das ferramentas em associação.
Grupos de ferramentas:
- Ferramentas de seleção, ferramentas vetoriais (desenho e texto) e filtros
- Ferramentas de edição e ajustes
- Layers, máscara, salvar e formatos
Para a aula de segunda 22/10 cada grupo deverá produzir uma imagem-síntese de suas intenções para a intervenção (usando o conhecimento de Photoshop). Além da imagem, o grupo deverá também elaborar uma lista de materiais, dispositivos, programações e outros procedimentos (incluindo conhecimentos) necessários para a construção da intervenção.
A imagem-síntese deve apresentar a intervenção pretendida para um cliente potencial. Ou seja, deve apresentar tanto aspectos tangíveis quanto intangíveis (materialidade e ambiência interativa) para que o espectador tenha ideia da interação pretendida. Essa imagem vai servir tanto para informar o video (ou sequência temporal de imagens) a ser elaborado pelos grupos, quanto para definir como a intervenção vai ser (tudo o que for necessário para que aconteça conforme planejado).
Nenhum comentário:
Postar um comentário