segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Roteiro para entrevista

Apresentação dos entrevistadores (somos alunos do primeiro período de arquitetura diurno , faremos uma proposta de intervenção na escola para a disciplina de fundamentação e gostaríamos de entrevistar algumas pessoas para informar nossa proposta)
Pergunta nome do entrevistado e vínculo com a escola / atividade que exerce (o que faz na escola, relação com a escola)

Enunciado – queremos saber como é o seu cotidiano na escola, desde quando convive na escola, sobre os espaços que frequenta diariamente, quanto tempo permanece nesses espaços, como chega nesses espaços e como usa esses espaços, se percebeu alguma mudança ao longo do tempo e se teria algo a dizer sobre as qualidades e problemas com os espaços

O que querem saber (perguntar caso não seja mencionado na fala)

Quanto tempo fica no espaço (permanência), há quanto tempo frequenta a escola e há quanto tempo frequenta ou usa esse espaço / Frequência durante o dia e durante a semana
Qual o espaço que a pessoa mais frequenta na escola e porquê
Como a pessoa usa o espaço (se o espaço cumpre seu papel e como a pessoa se apropria desse espaço) / Obstáculos encontrados para uso do espaço / Limites que o lugar impõe
Que percurso adota para chegar nos espaços que mais frequenta, o que nota nesse percurso de interessante, como são os fluxos nesse percurso e nos espaços que mais frequenta / Articulação do espaço com outros espaços da escola
Espaços que acha agradáveis ou atrativos e gostaria de passar mais tempo e por quê não passa (e como esses espaços são usados) / Sensações, impressões e incômodos sobre espaços / Luminosidade, aconchego, cheiro, ventilação
Se notou alguma mudança nos espaços da escola e se sente falta de alguma coisa que tinha antes e não tem mais
Se tem alguma relação de pertencimento e ou responsabilidade com espaço (algum espaço da escola) / Quais os lugares onde mais interage com outras pessoas / Como percebe a coletividade nos espaços (quais espaços percebe como sendo mais ou menos coletivos)
Quais os lugares na escola parecem os mais importantes e por quê


Coisas a observar:
Se o lugar é convidativo ou não
Os fluxos
Irregularidade
Intervalo
Funcionalidade (flexibilidade e polivalência)
Quantidade de gente (e quem)
Público-privado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encerramento AIA - exposição, apresentação, entrega final e avaliação

Caros alunos, Amanhã, quinta-feira, já não teremos aula, mas vamos ter a apresentação dos trabalhos de vocês. A ideia é vocês exporem os...